quinta-feira, fevereiro 11, 2021

Futuro das competições época 2020-2021

 
A Associação de Futebol de Évora voltou a reunir com os clubes da Liga AFE (terça-feira) e da Liga Elite (quarta-feira) para ouvir as dificuldades que atravessam e as suas incertezas nesta nova fase de confinamento, tendo sido abordado igualmente o futuro das respetivas competições, no âmbito da paragem forçada pela pandemia em meados de janeiro.
No âmbito do apoio prometido pelo governo aos clubes amadores e às associações distritais e regionais, o Presidente da Associação de Futebol de Évora, António Pereira, anunciou que “dadas as dificuldades que os nossos clubes estão a atravessar não vamos esperar pela chegada desse dinheiro porque depois pode ser tarde demais e vamos avançar de imediato com um apoio financeiro, possível, aos clubes que estão em competição na Liga AFE e na Liga Elite para ajudar a fazer face às dificuldades de tesouraria que atravessam devido à paragem das atividades e à falta de receitas”.
Neste momento todas as associações do País e a FPF estão unidas e falam a uma só voz na defesa dos clubes e dos jogadores amadores. Tem-se sucedido as reuniões com o Secretário de Estado do Desporto e com os grupos parlamentares de todos os partidos com representação na Assembleia da República, estando estes agora mais sensibilizados para o momento dramático que o desporto amador em Portugal está a viver.
Hoje as associações distritais e regionais e a Federação Portuguesa de Futebol voltam a reunir-se, através dos meios digitais, como esta fase que vivemos obriga, onde será feito o ponto da situação sobre os apoios financeiros a atribuir aos clubes e às associações e o futuro das competições.
A nível desportivo, se houver luz verde por parte das autoridades de saúde e do governo para a retoma se concretizar a partir de Março/Abril, em segurança, com o objetivo de garantir a homologação das competições por parte da Federação Portuguesa de Futebol, os clubes concordaram terminar a primeira volta dos respetivos campeonatos de forma a garantir-se a realização de 50% dos jogos, ficando assim definida a classificação final. As subidas manter-se-ão, não havendo lugar a descidas na Liga Elite.
Em aberto ficou ainda a possibilidade de poder ser disputada a Taça Dinis Vital. Tudo dependerá da evolução da pandemia em Portugal, das decisões que vierem a ser tomadas pelas autoridades de saúde, pelo governo, pela federação e das datas disponíveis até final de maio, o mais tardar até 3 de junho.

Sem comentários: